sexta-feira, maio 14

É possível salvar Santiago Nasar?

0
As facas brilham e a capa do livro diz ser uma morte inevitável. Saibamos: Santiago morrerá, como um protaganista pode morrer, meu Deus? Todos morremos, exceto em livros nos quais as histórias param e ficam intermináveis; se levarmos o futuro pela suposição chegaremos ao ponto de simpatizar, antipatizar com personagens... e aí tudo estará atrelado a nossa amizade com o ser ficcional que deitou na nossa cama e contou a sua história.

Se eu conseguisse dizer sobre os sonhos com árvores... Se eu pudesse colocá-lo na velha rotina, no dia em que deveria está armado... Se eu fosse capaz de consolar a figura triste que tornou-se a sua mãe... Ah, Santiago, eu faria de tudo por compaixão de ti, meio que cavaleiro da triste figura. E eu releio a sua história procurando uma fresta de luminosidade feliz. Tão jovem era, e tão jovem ficou.

A única coisa que posso fazer por você é imaginar-te no paraíso. E olhe que você não era tão perfeito assim... É como dizem: se o céu fosse feito de pessoas perfeitas, não seria povoado por espíritos humanos. Gabriel Garcia Marquez mais uma vez pega-me retraído e me mostra o interior de mim mesmo.


(Dica de Leitura e Referência para Interpretação ampla do Texto: Crônica de Uma Morte Anunciada, Gabriel Garcia Marquez)

No Response to "É possível salvar Santiago Nasar?"