sábado, março 27

Eu, 27 de Março e o Teatro

0
20 anos. Metade dos quarenta. 1/3 dos 60. 1/4 da expectativa de vida. 20 anos, ainda com a família e apaixonado por literatura; pressionado pela sociedade exigidora de deveres e documentações. Já tenho Certidão de Nascimento, CPF, RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, PIS, Cartão Cidadão, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Conta Bancária e me resta algo. Seja um Certidão de Óbito, talvez. Não, melhor que não seja, apesar de até mesmo os imortais (da ABL) terem ou terão. Deveras estou à procura da parte faltante do quebra-cabeça chamado "eu". Vinte anos e pareço está desesperado; estou. O tempo é cruel com qualquer um e vai nos roubando o que pensávamos ter por direito. A vida é muitas vezes incontrolável, somos tão tolo em ter tudo sob medida. A vida só tem a medida que cabe a ela; meio que uma tecelã dona de tudo e só vende para quem quer.

Aí fico aqui na frente do espelho olhando meu corpo e imaginando as rugas, a força da gravidade maltratar tudo que sobe e aparenta ser sempre e para sempre rígido, tudo, tudo mesmo. Mesmo os mamilos agudos. Sofreria eu de velhice precoce? Mistério. Com meus vinte anos eu pretendo aniquilar a preguiça maldita a qual me lança na cama e acorrenta o meu corpo. Sou jovem, vinte anos, jovem no sentido pleno. Entenda jovem como jovem no dicionário formal, pois há outro jovem sendo um tipo que não sou. As felicidades que trago hoje são os parabéns de minhas mãe e vó, às 7h35min da manhã. Os parabéns do meu pai:

"Diêgo, parabéns.
Que Deus ilumine e ajude você a alcançar seus objetivos, pois ele já deu o dom da inteligência, as outras coisas vem com o tempo. Um beijo e um abraço do seu pai!"

Os parabéns da menina inteligente, colega de classe, amiga de ruas, a Roneide. Os parabéns singelo do meu irmão Jarbas. Os parabéns um tanto quanto frio do meu outro irmão chamado Allisson. Os parabéns da menina que fará 20 anos amanhã, a Maria. Espero outros parabéns, não nego. Ainda faltam nove horas para o fim do dia Mundial do Teatro. Não haveria outro dia mais genial para eu nascer. Eu só espero que as luzes do palco da minha vida só apaguem quando eu fizer o meu melhor para as pessoas; alimentando espíritos, sem ser Chico Xavier; Emocionando olhares, sem ser Charlie Chaplin; motivando pessoas, sem ser William Douglas...
Buscarei o melhor de mim e oferecerei o máximo que puder, um pouco de Deus ao meu lado; esteja eu envolvido do espírito santo daquí até o fim desse meu espetáculo.

No Response to "Eu, 27 de Março e o Teatro"