sexta-feira, abril 23

Descasos em Casar

0
Maria (Mãe) / Cícero (Pai)/ Lígia (Filha Conservadora)/ Angelina (Filha Grávida)
Marcus (Filho Liberal)/ Júlia(Amiga de Angelina)



(Maria estará preparando a mesa enquanto o filho observa com cuidado os gestos da mãe.)

Cena 01

Marcus: A senhora já contou a ele?

(Maria faz um sinal de negativo)

Macus: Mãe...

(O Pai aparece e interrompe o diálogo. Todos se levantam e esperam o pai sentar; percebe ausência)

Cena 02

Cícero: Onde está a Angelina?

Mãe: Saiu e ainda não voltou.

Cícero: Aonde ela anda? Aonde? O que está acontecendo nessa casa?

(Lígia chega da Igreja)

Cena 03

Lígia: Pelo visto o pai já sabe da Angelina.

Cícero: Você, Lígia, é a única que orgulha teu pai. Esse primogênito não me serve como filho homem, vive na saia da mãe e metido no quarto das irmãs! Se fosse outros tempos eu te abandonaria por esse mundão só para ser homem na vida.

Maria: Não fala assim com ele.

(Cícero olha para a mulher com soberania, ela consente; emudece e baixa o olhar)

Cícero: Já tomou café, Marcus?

Marcus: Não, senhor papai.

Cícero: Pois bem, não tomarás na minha frente!

Lígia: Voltando ao assunto, pai... A Angelina saiu ontem pelas 22h e não voltou até agora....

Cícero: Definitivamente, nossa casa precisa de uma dona, a que tenho já não serve. Deixastes a Angelina saí em tal horário?

Maria: Sim, deixei, meu senhor.

Cícero levanta-se indignado

Lígia: Pai, olha...

(Angelina chega com a amiga Júlia)

Cena 04

Angelina: Bom dia, família! Qual o problema? Tudo bem, gente?

Lígia: Até parece que não conhece o papai.

Angelina: A Lígia já deve ter feito minha caveira...

Cícero: A Lígia quer o seu bem, assim como todos dessa família caótica!

Angelina:Olha, pai...

Cícero: Não olharei nada!

Angelina: Eu sou maior de idade...

Júlia: Ela é maior de idade.

Angelina: Já fiz 18 anos...

Júlia: Já tem 18 anos...

Angelina: Você e a Júlia são crianças sustentadas pelos pais. Filho meu se mora comigo é debaixo das minhas leis. E você me aguarde!(para a esposa). Júlia, se seus pais não te educam, não ande com minha filha!

Julia: Você é um grosso!

(Cícero caminha para saí de cena, volta e encara todos e depois sai da cena)

Cena 05

Marcus: Por que você não vai puxar o saco dele?

Lígia: Marcus, ele está certo!

Marcus: Certo em gritar com a mamãe, maltratar a filha, humilhar o filho?

Lígia: Ora, Marcos. Não me venha bancar o defensor dos fracos e oprimidos. Nós somos uma família e se a mamãe casou com o papai foi para tal propósito: constituir uma família.

(Enquanto isso, Angelina entrega um envelope a sua mãe e diz que está grávida. Toda a representação poderá acontecer através de representações mudas)

Lígia: Toda família tem de ter regras!

Marcus: Você é uma ultrapassada!

Lígia: Ultrapassada!? Eu!? Só porque não sou a favor do seu casamento gay?

Marcus: Mãe!

Maria: Parem com isso! Parem! Lígia, vá para seu quarto!

Lígia: Eu só espero encontrar um homem igual ao papai para dá o amor, respeito e dedicação que mereça.

Marcus: Aproveita e beija os pés dele...

Maria: Marcus....

Lígia: Beijarei se preciso for.

Marcus: Submissa!

Lígia: Apaixonada, Marcus. Apaixonada.

(Lígia sai)

Cena 06

Marcus: Contou a ela, Angelina?

Angelina: E não sei quem é o pai.

Júlia: O senhor Cícero se souber disso.

Mãe: Nem me fale, nem me fale, menina. Eu tenho medo da reação dele quando ficar sabendo.

Júlia: Vou ao banheiro.

(Júlia sai de cena)

Cena 07

Angelina: Não fica assim, mãe.

Marcus: A senhora não merece sofrer, eu não posso admitir isso, mãe!

(Cícero entra revoltado)

Cena 08

Cícero: Angelina, você está grávida? Fale! Está ou não está?

Angelina: Estou...

Cícero: Saia daqui!

Angelina: Foi a Júlia que disse, não foi? Eu sei pai que o senhor tem um caso com ela.

Cícero: Saia daqui, agora! Saia, sua separada!

(Angelina se retira)

Cena 09

(Cícero se aproxima da mesa e apanha uma faca sem que ninguém da família veja, apenas para criar uma tensão no momento)

Cícero: E você, Marcus. Meu filho primeiro, homem! Doente! Não me chame de pai, filho meu casa-se com mulheres! Eu te odeio, Marcus.

Marcus: Eu não queria isso...

Cícero: Não queria? Ande, arrume suas coisas e saia da minha casa!

(Marcus sai)

Cena 10

Maria: Eu cansei. Eu cansei! Se meus filhos sairão dessa casa, saiu eu também. Nossos filhos são pessoas e não marionetes! Eu cansei!

(Cada um aparecerá na cena. Como que se estivessem ouvindo tudo atrás de uma porta)

Cena 11

Marcos: Por isso irei casar em Portugal, onde o casamento gay é permitido.

Angelina: Não é porque me falta esposo que não seja amada. Criarei meu filho com a maior dedicação que puder. Não precisarei de um papel riscado, um contrato para dizer que amo alguém; porém, se eu registrar ,todos irão saber do meu amor e da minha união. Toda a sociedade.

Júlia: Sei que estou errada em destruí um casamento. Mas, para que casamento nos tempos de hoje? Eu quero é viver intensamente sem correntes.

Lígia: Com o tempo, só com o tempo aprenderei que podemos adaptar muitas coisas sem corrompê-las.

Maria: Não foi nossos filhos que destruíram nosso casamento nem mesmo a Júlia.

Cícero: Eu saberei o que foi.

Maria: É preciso respeito. Respeitar o que é do outro e tentar conviver com tudo que o outro é.

(Todos saem e deixam Cícero sozinho. No momento ele prepara uma bebida fatal)

Cícero: Eu só convivia com o que era virtude para mim.

No Response to "Descasos em Casar"