sexta-feira, abril 2

Textos que estariam no lixo (IX)

0
(2009. Solicitação do Kleyton Pereira, Universidade de Pernambuco, Curso de Habilitação em Comunicação e Expressão em Letras Português e suas Literaturas. Em poucas palavras sobre a UNIVERSIDADE E O CURSO, um tédio decente que se manifesta indecente no ritmo inconstante de uma faculdade paradoxal...)

Frequentemente escutamos algumas palavras e a interpretamos por uma ótica singular, talvez popular no sentido pejorativo. Cito a palavra: Globalização.
Entende-se a globalização por dois rumos contrários; se por um lado ela retém ou aglutina, por outro ela oferece e propaga a igualdade dos valores humanos. O fator política é retratado como determinante e fator gerador das direções as quais serão levadas a compreender e adequar o vocábulo difuso.
Conquanto, mediante duas direções do movimento/fenômenos denominados por uma relação mutualística e, por ora, sem barreira, portanto, sem limites, faço presente outra direção a meu ver não menos importante: Alucinação e Alienação. De tal maneira, haverá um requerimento maior do comedimento educacional, uma vez que fatores externos irão permanecer firmemente como empecilho no processo educativo, pois ao menos que o professor reverta a situação identificando, um melhor lado da faca de dois gumes e de lateral cortante, poderá cumprir o seu papel na iminente sociedade em crise.
Beirando a perfeição de uma metáfora inusitada e agressiva, diríamos da lapidação à formação do homem plural. Homem capaz de mudar a realidade dele e respeitar com medidas contributivas às realidades dos outros ao redor. Cabe a identificação da ferramenta e o ato escolhido correspondente a reação do educando: Lapidar, Dilapidar ou Alienar.

No Response to "Textos que estariam no lixo (IX)"